segunda-feira, 30 de março de 2015

Como montar um aeromodelo elétrico

Como montar um aeromodelo elétrico


Depois de escolher seu modelo, seja ele asinha ou treinador, você precisa equipá-lo com servos, motor, speed control, bateria e rádio controle.
Com tantas opções no mercado, fica difícil escolher. Eu mesmo tenho dificuldade quando vou comprar um motor. Imagine um iniciante!
Para modelos simples, não há muito segredo, mas cuidado para não comprar equipamento inadequado.
Não entrarei muito na parte técnica, isso ficará para outro post. Descreverei aqui a parte prática, pois é o que interessa a um iniciante.


1       Motor

1.1       Escovado ou sem escova

Hoje, sem dúvida, o melhor é brushless(sem escova), pois tem boa eficiência, é leve, compacto e barato.
Existe também o modelo brushed(escovado), pouquíssimo usado por ter péssima eficiência, as escovas se desgastarem(necessitando troca-las periodicamente) e ser muito pesado.

1.2       Tração necessária

O motor deve “puxar”, no mínimo, o peso do seu aeromodelo pronto para voo. Para assim ter um voo seguro e tranquilo.
Para isso, basta olhar na descrição do motor e comparar com o peso total do modelo. O valor da descrição deve ser maior que o peso total, caso não esteja assim, atenção.

1.3       Rotação por volt (KV)

Ela define a “velocidade”, o ideal para treinador é entre 900 e 1200Kv, podendo variar para mais ou para menos.
Voltagem máxima do motor, geralmente se usa 3S/11,1V(eu só uso esse tipo de bateria).



2       Eletronic speed control

A amperagem suportada pelo ESC, deve ser maior que a consumida pelo motor. EX.: Se a amperagem máxima do motor for 26A, deve-se colocar, no mínimo, um ESC de 30A.
O ESC deve suportar a voltagem da bateira.


3       Bateria

3.1       Capacidade de descarga

A capacidade de descarga da bateria deve ser maior, no mínimo igual, que o consumo do motor. Ex.: Seguindo o caso de cima, se o motor consome 26A, a bateria deve descarregar no mínimo 26A constante. Para descobrir isso, multiplique a capacidade da bateria(mAh) pelo “C” de descarga constante.

3.2       Quantidade de células

A quantidade de células da bateria ou voltagem, deve estar entre os valores suportados pelo ESC e motor.

3.3       Capacidade (mAh)

Capacidade(mAh), depende (totalmente) do tempo desejado de voo. Exemplos para referência: Motor que consome 30A, 10 min de voo, 2200mAh; Motor que consome 17A, 15 min de voo, 1300mAh. Regra de três pode ser usada nesse caso, mas não é exata.


4       Servos

Para treinadores elétricos ou asinhas(lentas) de até 1,2Kg, com envergadura máxima de 1,2m, pode-se usar tranquilamente servos 9g(Torque +/-2Kg/cm).
Para modelos maiores, 16g ou até servos standart(+/-45g).


5       Rádio controle

No mínimo de 4 canais para aeromodelos com receptor.
Temos marcas “famosa” e outras que entraram agora no mercado mas são boas e com custo muito menor.
Se puder, já compre um rádio computadorizado e com mais canais(6 ou 7), usará ele por um bom tempo
Caso contrário, um básico também da conta do recado.

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